Exames
Complementares
 


 

Audiometria:

Exame que avalia a audição. É realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista. O paciente, no interior de uma cabine, é testado para sua audição. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.
 


 

Espirometria:

Aparelho Espirômetro digital portátil de alta precisão. Teste que permite aferir o fluxo de ar nas vias aéreas ou brônquios (os tubos que transportam o ar para os pulmões, comparando os resultados com os obtidos por pessoas saudáveis com a mesma idade e altura.
 


 

Iluminação (Luximetro Digital):

Aparelho utilizado para medir o nível de iluminação dos ambientes. Cada ambiente tem, de acordo com Normas Técnicas, um nível de iluminação mínimo adequado para a realização das tarefas a que se destina.
 


 

Ruído (Decibelímetro Digital):

Equipamento utilizado para realizar medição de níveis de ruído, equipamentos digitais capazes de realizar medições entre 30 dB até 130 dB. O microfone é peça vital no circuito, sendo sua função a de transformar um sinal mecânico (vibração sonora) num sinal elétrico. O circuito de medição dos aparelhos pode ter resposta lenta ou rápida. A resposta lenta facilita as medições, quando existe muita variação de ruído no ambiente de trabalho.
 


 

Temperatura (Heat Stress Monitor):

A temperatura define a pressão de saturação de vapor de água. Uma pequena mudança no valor de temperatura, principalmente em altas umidades, tem um efeito significativo na umidade relativa, já que a pressão de saturação de vapor de água muda também. Isto é, a mudança na temperatura de 50°C para 51°C a 80% de umidade relativa reduz a umidade para 76%.